Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Block quote
Ordered list
Unordered list
Bold text
Emphasis
Superscript
Subscript
Diariamente, vimos no trânsito dezenas de veículos caracterizados com adesivos ou pinturas estilizadas.
Você já pensou em adesivar o seu carro para a sua empresa? Ou até mesmo realizar uma repaginação estética no seu veículo próprio? Saiba que existe um procedimento burocrático para cada tipo de descaracterízação, Pensando nisso, unimos os principais mitos e verdades que existem sobre esse tema para evitar qualquer tipo de problema futuro:
MITO Nº 1: “Basta pintar o carro ou aplicar adesivos que ninguém vai notar a cor diferente.”
VERDADE: Alterar a cor do veículo sem autorização é infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23, 5 pontos na CNH e possível apreensão do documento até regularização.
MITO Nº 2: “Adesivar o carro está liberado e não exige aviso ao Detran.”
VERDADE: Se a alteração exceder 50 % da área do veículo, é preciso autorização prévia e posterior registro no CRV (Certificado de Registro de Veículo). Sem isso, vale a mesma penalidade.
MITO Nº 3: “Mudanças sutis, como faixas ou capô pintado, não precisam ser comunicadas ao Detran.”
VERDADE: Desde que representem menos de 50% do veículo, não há exigência de registro, desde que não modifiquem a identificação principal.
MITO Nº 4: “O agente de trânsito nem sempre descreve a cor no auto de infração, então a multa pode ser anulada.”
VERDADE: O agente deve preencher corretamente os dados do veículo (incluindo cor, se relevante). Erros ou omissões podem e devem ser contestados em defesa, mas a falta da descrição de cor por si só não garante anulação se a infração for real.
MITO Nº 5: "Por que isso importa? O carro é meu e eu posso pintar como eu quiser!"
VERDADE: Não é só “porque o Detran não quer”. A restrição existe principalmente por motivos de identificação, segurança pública e fiscalização. Além de combater crimes e fraudes, a padronização prevista no Código de Trânsito Brasileiro facilita a fiscalização de radares e câmeras de OCR (reconhecimento óptico de caracteres).
Recebeu uma autuação por cor do veículo? Contate agora a SÓ Multas que vamos cuidar da sua CNH defendendo o seu direito.